O Movimento Atreva-se se dedica a criar ferramentas e estratégias para nomear e combater o machismo cotidiano, para que um dia a gente possa tirar o lucro do centro das nossas relações e colocar o cuidado.
Nossa História
40+
Escolas Visitadas
220+
Jogadores
320+
Projetos
420+
Entrevistas do Podcast
Nosso Foco
Temos como objetivo construir ferramentas para nomear e combater o machismo do cotidiano. Entendemos o feminismo como uma ferramenta política que pode viabilizar uma sociedade onde o lucro saia do centro das nossas relações. Acreditamos que relações pautadas no cuidado viabilizam um mundo possível, onde exerçamos uma política de vida, tão distante, hoje, da política de morte criada pela lógica do lucro.
Como tudo Começou
2016
Criação do movimento que ainda era “coletivo” Primeiras ações em parques
2017
Primeiro financiamento coletivo criação do jogo “nomear para combater” o começo das idas as escolas
2018
Visitas às escolas com o jogo nomear para combater produção de textos para internet viramos um Movimento
2019
início das gravações da primeira temporada do podcast visitas às escolas com o jogo nomear para combater Ida do movimento a UFRGS em Porto Alegre 2o financiamento coletivo 1a temporada do podcast do atreva-se no ar 1o curso do atreva-se ao vivo
2020
PANDEMIA Fim da 1a temporada do podcast 1o curso on-line do atreva-se realização do projeto “os afetos que nos afetam” lives feitas com pessoas queridas que nos retiram do lugar! Inicio da Curadoria do Atreva-se Inicio da 2a temporada do podcast do atreva-se
2021
Lançamento do livro “nomear para combater- uma tentativa de organizar a raiva para virar pensamento”, de Nicole Aun fim da 2a temporada do podcast Curadoria do Atreva-se visitas as escolas Lives de lançamento do livro Participação no Festivale de Teatro
2022
Encontro on linde com as Bibliotecas comunitárias (IBEAC) encontro do curso Cidade Caleidoscópica, Gente, Espaço e Histórias (sesc Sorocaba) 3o financiamento coletivo Visita a Parelheiros para falar sobre dispositivos patriarcais na Biblioteca Comunitária “Caminhos da Leitura” Participação da conversa com o coletivo “mulheres que lutam” em Sorocaba Participação no Podcast “Para saber mais” Ep: MovimentoAtreva-se Participação no Podcast “Textos Putos” EP: Parecia que era amor
2023
3a temporada do podcast do Atreva-se (Per) curso Histórias para quem dormir? Na casa Tombada Participação no Podcast “Razão Inadequada” Ep: Toma aqui seu pudim, Aladim Visitas as escolas com formação para docentes Lançamento do livro “histórias para quem dormir- Expondo os contos de fada para despertar, de Nicole Aun e Alessandra Rodrigues Participação no núcleo de relações de gênero e psicologia da PUC Encontro com a autora no Instituto Pro Saber (com docentes e dicentes) Criação do projeto “Bora Ler Juntes?”
[Depoimentos]
"Eu só posso dizer que os encontros são deliciosos, revoltantes, aterrorizantes e arrebatadores de maravilhosos! são as aulas que eu queria ter tido na escola aos 7, 13, ou aos 15, quando sofri meu primeiro relacionamento abusivo num profundo desamparo de movimentos sociais e palavras para conseguir nomear, compreender, cuidar, acolher, e agir contra o que tinha acontecido. "
Fernanda Sanchez
"[...] de uma forma extremamente didática, crua, dura e óbvia o quanto a gente passou a vida aceitando violências que tomam ares de amor romântico, de superação... O quanto fomos ensinadas a amar nosso abusador, agressor, opressor. O curso é incrível, explode minha mente em todas as aulas, além de ter me proporcionado me aproximar de pessoas super interessantes! Deveria ser matéria obrigatória na formação escolar!"
Vanessa Salms
"uau, mesmo eu tendo um pensamento crítico sobre as princesas, o jogo revela a estrutura do patriarcado, não é sobre princesas, é sobre nós."